segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Poupança e investimento - Fundos de Investimento - Introdução (parte 1)

Aqui introduzi a temática dos produtos de investimento ao dispor dos pequenos investidores.

Os fundos de investimento são entidades autónomas dos bancos que os comercializam, e permitem o acesso a produtos nos quais o investimento direto por parte de pequenos investidores não é aconselhado. Isto sucede, a meu ver, por duas razões essenciais: comissões de negociação dos produtos demasiado elevada e o próprio desconhecimento desses produtos.

Um fundo de investimento agrega dinheiro de vários investidores,


os participantes no fundo os quais delegam nessa entidade a gestão do dinheiro.

Existem imensas categorias de produtos onde os fundos podem investir mas, por simplicidade, irei apenas considerar duas: obrigações e acções.

Ao investir num fundo, o investidor autoriza a entidade a investir, por ele, o dinheiro naquilo que o fundo está autorizado a transaccionar.

Num fundo de acções nacionais, o fundo investirá sobretudo em acções do PSI20, que é o índice mais representativo do mercado nacional. Para o bem e para o mal, o fundo terá de ter uma percentagem mínima de dinheiro investido em acções, ainda que os gestores do fundo pensem que o mercado irá descer a breve prazo. Todas as condições estão descritas na documentação a que o investidor deve ter acesso antes de investir no fundo.

Quais as vantagens de investir num fundo?

Na minha opinião, são estas:

  • montante mínimo de investimento reduzido (alguns a partir de 5€)
  • acesso a produtos que de outro modo estariam vedados a qualquer pequeno investidor
  • comissões baixas para montante baixos (cerca de 1% por ano, na maioria dos casos
  • comissões baixas de entrada e saída dos fundos (isento em muitos casos)
  • liquidez garantida (salvo excepções, até 3 dias úteis)
  • gestão passiva do dinheiro

Quais as desvantagens de investir num fundo?

Penso que não haverá muitas.
Apenas há que ter em atenção o delay entre as datas de aquisição e alienação se se quiser fazer uma gestão mais ativa do dinheiro.
No caso, por exemplo, de estar a investir num fundo de acções e achar que esse mercado irá descer, só tem de vender o fundo e deixa de estar exposto ao risco desses produtos.


Num próximo post, falarei sobre alguns fundos em concreto e como estes poderão ajudar a gerir uma pequena carteira de poupança/investimento.


Costuma investir em fundos? Quais? Quais os objectivos desse investimento? Algum assunto que queira comentar/discutir aqui?

    Sem comentários:

    Enviar um comentário